Notícias Copa 2014

Quarta-feira, 26 de março de 2014 às 01:53:00

Comitiva da FIFA e COL inspecionaram Arena das Dunas pela última vez

Imagem da notícia

Pela última vez, a comitiva da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 vistoriou nesta quarta-feira, 26, a Arena das Dunas, que receberá quatro jogos na fase eliminatória. A governadora Rosalba Ciarline recepcionou a comitiva, juntamente com o diretor presidente da Arena, Charles Maia.

Inaugurado pela presidente Dilma Rousseff em 22 de janeiro desde ano, o estádio,  construído numa parceria público privado entre o governo do Estado e o Consórcio Arena das Dunas, liderado pela construtora baiana OAS, ainda tem a instalação de 10 mil assentos para ser concluída em estrutura móvel.

Desde a sua inauguração, o estádio já foi palco de diversos jogos do América e ABC pela Copa do Nordeste e Campeonato Potiguar.

A instalação das estruturas móveis começou em março e deverá ficar pronta até o final de abril. A responsabilidade de sua montagem é do governo do Estado e foi acertada anteriormente com a FIFA para atender a exigência de um estádio com capacidade para 42 mil torcedores durante a Copa.

A governadora, antes da reunião da comitiva da Fifa e do COL com o pessoal do consórcio, disse que a conclusão da obra da Arena das Dunas foi feita em tempo hábil, de acordo com o cronograma acertado com a entidade maior do futebol no mundo.

"Nós mostramos à Fifa, nesta última visita, que cumprimos totalmente os prazos estabelecidos e que a Arena das Dunas é o estádio mais bonito da Copa", destacou Ciarlini.

A comitiva da Fifa e do COL realizou uma reunião fechada com membros do governo do Estado, prefeitura Municipal de Natal e do consórcio para discutir detalhes técnicos sobre o novo estádio. Depois de mais de 1 hora de reunião, os componentes da comitiva percorreram as dependências internas e a área externa da Arena com muitos desenhos e croquis, checando detalhes do que a Fifa exige e o que estava sendo observado.

Na beira do gramado, próximo ao túnel principal, a comitiva formada por 57 pessoas posou para fotos com a governadora, o diretor presidente do consórcio e funcionários.

Formado por técnicos de diversas áreas, a comitiva depois fez a inspeção final no estádio, colhendo informações para depois elaborar um relatório com as observações feitas in loco.

A comitiva da FIFA já esteve em outras cidades sedes como Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, Manaus e São Paulo.

Desde 2011 a comitiva fiscaliza o andamento das obras nos estádios para a Copa do Mundo de 2014.

A última visita a Natal tinha acontecido em outubro do ano passado.

A Arena das Dunas começou a ser construída em 2011, após a demolição do estádio Machadão e do Ginásio Machadinho, no bairro de Lagoa Nova.

A construção do novo estádio de Natal é resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o governo do Estado e a empresa OAS, que também construiu as arenas de Salvador e Fortaleza, além da Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

A Arena das Dunas custou cerca de R$ 420 milhões e tem capacidade para 42 mil torcedores durante a Copa do Mundo e 32 mil depois do evento, com a retirada de 10 assentos provisórios.

O estádio de multiuso tem 21 acessos, 38 camarotes, sala de conferência, sala de mídia, e 29 bares/restaurantes. 

O espaço externo da Arena tem 22 mil metros quadrados e já será palco no próximo dia 4 de abril do evento Natal Music, que terá shows de Ivete Sangalo, Bel Marques (ex-Chiclete com Banana) e Wesley Safadão & Garota Safada.

A parte interna do estádio terá academia de ginástica, restaurante, auditório  e salas comerciais.

O campo tem 105 metros de comprimento por 68 metros de largura.

A cobertura da Arena é em forma de pétalas, num total de 20, simulando o movimento das dunas potiguares.

O consórcio Arena das Dunas tem o prazo de 31 de abril para entregar o estádio pronto para a Fifa realizar os quatro jogos da fase de grupos programados para Natal, sendo o primeiro no dia 13 de junho, entre México e Camarões; dia 16, Gana e Estados Unidos; dia 19, Grécia e Japão; e dia 24, Uruguai e Itália.

Visite a galeria de fotos

Deixe o seu comentário

Enviar por e-mail

Acontece

Passeio de buggy é o mais procurado pelos turistas que visitam Natal

Para os turistas que chegam a Natal sempre fica aquela dúvida de quais passeios a fazer, já que as opções...

Professora que acusa dentista de estupro espera que Justiça o condene

Há três anos, no dia 28 de abril de 2014, a professora de inglês Kariene Karla Soares, então 22...

Mutirão de plantio de mudas de árvores nestes sábado, 11 de março

Depois de um mês de inaugurada, a Ciclo Via da Rota do Sol vai receber mais de 300 mudas de árvores, que foram...