Notícias Esportes

Quarta-feira, 13 de abril de 2011 às 17:05:00

Arena das Dunas: governadora assina nesta sexta-feira, 15, ordem de serviço para sua construção

Imagem da notícia

A governadora Rosalba Ciarline (DEM) assina nesta sexta-feira, 15, a ordem de serviço e o contrato com a empresa Arena das Dunas Concessão e Eventos S.A para a construção do Estádio das Dunas, Novo Machadão. A solenidade de assinatura acontece às 16 horas, no auditório da secretaria de Estado da Educação e Cultura, no Centro Administrativo.

Vão estar na na assinatura, além da governadora e da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), o gerente Geral de Relacionamento com as Sedes da FIFA, Fábio Starling, o secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa, Demétrio Torres e integrantes do Comitê Organizador Local da Copa, entre outros convidados.

A Construtora OAS, de Salvador, foi a empresa ganhadora da licitação, que para construir o estádio criou a empresa Arena das Dunas Concessão e Eventos S.A., em parceria com a Amsterdam Arena, uma empresa holandesa que atua na administração de estádios.

O edital já previa que a empresa ganhadora da licitação deveria criar nova empresa para construir e depois administrar o estádio, orçado em R$ 400 milhões e com capacidade para 45 mil torcedores.

Com a assinatura do contrato nesta sexta-feira, o governo do Estado se antecipa em 45 do prazo final que a FIFA tinha dado para a assinatura dos documentos que dão inicio a construção do estádio.

A construtora OAS pretende no inicio de maio dar início a montagem do canteiro de obras, mas a demolição do Estádio do Machadão e do Ginásio Machadinho só deve começar depois do dia 15, após o jogo final do campeonato Estadual.

FAN FEST

O Assessor de Comunicação do governo do Rio Grande do Norte, jornalista Alexandre Mulatinho, participou nos dias 13 e 14 de abril, em Belo Horizonte, de um seminário do comitê organizador da Copa do Mundo da FIFA para falar das Fan Fest, mais um evento que acontece durante a competição.

Na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, segundo o comitê organizador do torneio, cada uma das 12 cidades-sede terá pelo menos um fan fest.

Outras cidades em várias partes do mundo também terão a fan fests, a exemplo do que ocorreu na Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010.

O evento é realizado em um local para cerca de 20 mil pessoas, onde são instalados telões para o público assistir os jogos da copa.

Mesmo que a FIFA organize estes eventos dizendo que é para o povo ter acesso aos jogos, na verdade é mais uma atividade promocional da FIFA visando lucro, já que na área ficam instalados toda uma infraestrutura de vendas de produtos oficiais da copa e dos patrocinadores.

O seminário de Belo Horizonte deve se repetir várias vezes até 2014 e reúne representantes de marketing da FIFA, do Comitê Organizador, dos Estados e das 12 cidades que sediarão jogos da Copa.

No evento de Minas Gerais, além do pessoal das cidades sedes, marcaram presença o presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA, Ricardo Teixeira, o diretor de marketing da FIFA, Thierry Weil, além, do governador mineiro, Antônio Anastásia, e o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, entre outros convidados.

O presidente da CBF e do comitê Organizador da Copa no Brasil, Ricardo Teixeira, em seu discurso, ressaltou a importância dos fan fests no contexto da Copa do Mundo da FIFA. “Quem já vivenciou esta experiência em Copas do Mundo da FIFA anteriores sabe que este é um fator que trouxe um ingrediente a mais para esta competição”, disse.

Segundo Teixeira, nas últimas edições, foram os fan fests que mostraram ao mundo a exata dimensão da mobilização de uma população em torno deste evento. “São milhares de pessoas reunidas para festejar e assistir aos jogos, em uma festa espontânea que só o futebol é capaz de proporcionar”, acrescentou.

Para o presidente da CBF, conhecendo a maneira como o povo brasileiro se une em torno da Copa do Mundo da FIFA, “tenho certeza de que poderemos oferecer ao mundo os fan fests mais empolgantes da história”.

Teixeira também acredita que o evento poderá ser um importante fator para mostrar ao mundo a imagem de um país melhor.

“É esta a nossa missão com a Copa do Mundo da FIFA: demonstrar ao mundo a nossa capacidade, não só dentro de campo, mas também fora dele, com grandes festas nas ruas, com eficiência na prestação de serviços e com a forma tão peculiar do brasileiro de receber os visitantes”, destacou o presidente do Comitê Organizador da Copa.

Origem na Copa da Alemanha

O Fan Fest teve origem na Copa da Alemanha, em 2006, quando a FIFA criou o evento para ganhar dinheiro e fazer média com o povo alemão que não estava nada satisfeito com os preços dos ingressos para os jogos.

Se assistir à Copa do Mundo de Futebol é um sonho de muitos, na verdade poucos podem realizá-lo. Os preços dos ingressos são os maiores obstáculos para a maioria dos torcedores.

Na Copa da Alemanha, a FIFA criou as Fan Fest em várias cidades alemãs, atraindo um público para estes locais de mais de 18 milhões de pessoas. Tinha mais gente nesses locais do que nos estádios para assistir os jogos.

Além de fazer média com o povo alemão, a FIFA descobriu que o evento com telões e shows era um ótimo negócio. Nesses locais de Fan Fest, a entidade maior do futebol mundial garantiu o comércio de alimentos e bebidas, assim como dos produtos oficiais da copa.

Na Copa de 2010 na África do Sul, além dos eventos realizados no país anfitrião, a FIFA organizou a Fan Fest em oito cidades espalhadas pelo mundo, incluindo o Rio de Janeiro.

O acesso ao local é grátis, mas o povo não pode levar alimentos nem comida. Lógico, a FIFA credencia as empresas parceiras para vender de tudo, de comida, lanches, bebidas até as lembrancinhas da copa. Quanto aos preços, eles são bem salgados. Que o digam os alemães. Uma garrafa de suco de meio litro custava 4,50 de euros.

 




Deixe o seu comentário

Enviar por e-mail

Acontece

Passeio de buggy é o mais procurado pelos turistas que visitam Natal

Para os turistas que chegam a Natal sempre fica aquela dúvida de quais passeios a fazer, já que as opções...

Professora que acusa dentista de estupro espera que Justiça o condene

Há três anos, no dia 28 de abril de 2014, a professora de inglês Kariene Karla Soares, então 22...

Mutirão de plantio de mudas de árvores nestes sábado, 11 de março

Depois de um mês de inaugurada, a Ciclo Via da Rota do Sol vai receber mais de 300 mudas de árvores, que foram...